fbpx
A importância da Vitamina E

A importância da Vitamina E

24 de janeiro de 2022

Todas as vitaminas, assim como diversos nutrientes, são fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo. O nosso corpo, uma máquina complexa e cheia de especificidades, necessita diariamente destas substâncias, sendo incapaz de produzir algumas delas.  

As vitaminas podem ser divididas em dois grandes grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. Sendo o segundo grupo possível de ser dissolvido em compostos orgânicos, como os lipídios. 

A Vitamina E é uma das vitaminas lipossolúveis. Ela foi descoberta por cientistas ainda no início do século XX em estudos de casos de infertilidade. Os experimentos com ratos de laboratório mostraram que animais com dietas baseadas em gordura suína não eram capazes de gerar filhotes. O problema foi revertido ao adicionar germe de trigo na rotina alimentar dos bichos. Os cientistas associaram o problema com a falta de um componente ativo, então nomeado de Vitamina E. 

Como já destacamos, todas as vitaminas são essenciais para o pleno funcionamento do organismo humano. A Vitamina E se destaca por ser antioxidante, que colabora no retardo do envelhecimento e protege a saúde da pessoa contra algumas doenças como Parkinson, Alzheimer, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O composto é encontrado principalmente em alimentos de origem vegetal ou animal. Nos vegetais, é abundante: destacam-se os vegetais verde-escuros, germe de trigo e sementes oleaginosas. Quando a fonte é animal, sublinhamos o valor da gema de ovo e o fígado bovino.

 

Quando o organismo conta com deficiência da vitamina, pode estar vulnerável a diversas condições e doenças, como anemia hemolítica, reticulocitose, neuropatia periférica, miopatia esquelética, entre outros problemas. Porém, essa situação é rara e geralmente acontece em em consequência de síndromes de má absorção de gorduras e desnutrição proteico-calórica. A recomendação diária de vitamina E para adultos é de 10 mg/dia. Já em crianças com idade inferior a seis meses, recomenda-se 2,7 mg/dia. 

 

A Puris possui um suplemento alimentar para quem precisa de reposição de Vitamina E e outros nutrientes. Rico em selênio e combinado com a vitamina, este produto atua como antioxidante e estimulante do sistema imunológico, previne o envelhecimento da pele e pode reduzir o risco de várias doenças. 

 

Gostou das dicas? Agora que você já sabe os benefícios da vitamina E, que tal compartilhar este texto com seus parentes e amigos? Saúde começa com informação, faça a sua parte!