5 coisas que você precisa saber sobre a osteoporose
20 de outubro de 2021
O nosso corpo é um organismo complexo e variado, onde cada parte exerce funções diferentes e essenciais para o seu pleno funcionamento. Isso não é diferente com o sistema ósseo, responsável por promover a sustentação de toda a estrutura da pessoa. Além disso, os ossos são fonte de cálcio, nutriente necessário para a execução saudável de diversas funções do corpo, como os batimentos cardíacos e a força muscular.
A estrutura óssea está sempre se renovando e este processo dura durante toda a vida da pessoa, através de uma remodelação diária de todas as partes do esqueleto. É aí que ataca a osteoporose, uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea que pode resultar no desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais propensos a fraturas e lesões.
No dia 20 de outubro, Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, realiza-se uma campanha dedicada à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose. Pensando nisso, listamos cinco tópicos indispensáveis sobre essa doença:
1 – A osteoporose é uma doença silenciosa, isso significa que dificilmente apresenta sintomas antes que aconteça algo mais grave, como uma fratura óssea. Por isso, é importante a realização de exames preventivos. Através destes exames é possível identificar o panorama geral da saúde da pessoa, como estão os níveis de cálcio no organismo e evitar que a doença seja diagnosticada apenas em estágios avançados.
2 – Os ossos humanos são fortemente influenciados pelo estrogênio, um hormônio feminino, mas também presente nos homens em menor quantidade. O estrogênio ajuda a manter o equilíbrio entre ganho e perda de massa óssea. Este é um dos motivos que as mulheres são mais afetadas pela osteoporose, pois após a menopausa, os níveis do hormônio caem bruscamente, aumentando o risco de descalcificação dos ossos.
3 – Os principais lugares afetados pela osteoporose no corpo humano são coluna, bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero). Estatísticas apontam que dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença.
4 – O diagnóstico da osteoporose é realizado pela medida da densidade óssea. Para isso, utiliza-se um exame da Densitometria Óssea, sendo indicado para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos os homens com 70 anos ou mais.
5 – Manter níveis recomendados de Vitamina D é fundamental para manter a saúde e o fortalecimento ósseo. A sua produção é estimulada através da exposição ao sol ou, quando isto não for possível, através de suplementos vitamínicos.
Além destes cinco tópicos, os riscos de desenvolver osteoporose reduzem quando se mantém uma alimentação rica em cálcio, além de uma rotina saudável, com atividade física e muito estímulo à vitamina D. O tratamento preventivo começa desde criança e deve ser estimulado durante a vida toda.
A Puris tem um suplemento alimentar recomendado para o cuidado das estruturas ósseas. O produto auxilia na redução dos processos inflamatórios originados pelos desgastes das articulações. Todo o seu potencial é desenvolvido através de uma formulação específica composta de cálcio, de fósforo e de cartilagem de peixes e de crustáceos desidratados e moídos.
Gostou da dica? Cuide de seus ossos desde já através de uma rotina saudável.