fbpx
5 atitudes que ajudam na prevenção da diabetes

5 atitudes que ajudam na prevenção da diabetes

9 de dezembro de 2021

A diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes são excesso de peso e obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo, herança genética e o alcoolismo.

A prevenção passa por alguns pontos-chave. Veja abaixo 5 atitudes que ajudam na prevenção desta doença:


Uma rotina de 30 minutos de caminhada já exerce grandes avanços na prevenção da diabetes. Durante o tratamento da doença, os exercícios são tão indispensáveis quanto as medicações, e geram mais resultado quando combinados com atividades aeróbica e anaeróbica. 

É importante lembrar que essas atividades devem ser orientadas por um especialista e não feitas de forma desordenada. O tratamento com a insulina associado a atividade física exige cuidado, já que os músculos queimam a glicose na hora da atividade e se a insulina for aplicada indevidamente, pode ocorrer hipoglicemia.


Excesso de estresse é um problema para o organismo por favorecer a produção de hormônios desreguladores da insulina. Essa condição ajuda a intensificar reações inflamatórias no corpo, o que contribui para que a glicose fique acumulada no sangue.

Além disso, ele favorece o risco de hipertensão, outra condição favorável ao surgimento da diabetes.

A hipertensão e a diabetes se relacionam de diversas formas. O excesso de açúcar no sangue contribui para o enrijecimento das artérias, o que eleva a pressão. Já a glicose no sangue faz com que o pâncreas faça maior esforço para produzir insulina, o que pode acelerar os batimentos cardíacos, sobrecarregando o coração.

A ação da insulina no organismo é diretamente prejudicada pela nicotina. O fumo em pacientes diabéticos pode levar ao entupimento das artérias do coração. Estima-se que o risco de apresentar diabetes é 14% maior entre pacientes fumantes e ex-fumantes.

O álcool favorece o acúmulo de peso, principalmente no caso da gordura visceral. O seu consumo excessivo também estimula o acúmulo de gordura no fígado, causando danos ao pâncreas, o que favorece uma condição de resistência insulínica.

Todo o acompanhamento por especialista é indispensável para a manutenção da saúde ideal como um todo. No caso da diabetes, os exames mais comuns são os testes de glicose em jejum, e, caso haja indício de diabetes, o exame de hemoglobina glicada.

Com certeza essa é a principal atitude tanto na prevenção quanto no controle da doença. Consumir exageradamente calorias em associação ao sedentarismo gera uma combinação perfeita para o ganho de peso, um dos principais fatores de risco para a diabetes.

O consumo de doces em excesso pode ser perigoso para pacientes com diabetes, com taxas de glicose no sangue altas, causando hiperglicemia. Uma alimentação saudável também favorece o funcionamento ideal de todo o organismo, sendo mais um fator indispensável para o combate à diabetes. 

 

Em termos de suplementação alimentar, um produto ótimo na prevenção da diabetes é o Óleo de Cártamo Puris. Seus nutrientes estimulam a massa magra corporal, a redução do acúmulo de gordura e crescimento muscular.

 

Já os seus ácidos graxos têm a função de transferir a gordura da corrente sanguínea para o interior das células adiposas. Isto obriga o organismo a utilizar a gordura já existente como fonte de energia, gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

 

Todos os produtos Puris estão disponíveis nas farmácias associadas à Ação Magistral. Quer saber mais? Entre em contato.