Todos juntos na prevenção à obesidade
10 de janeiro de 2022
A obesidade, infelizmente, é uma condição cada vez mais perigosa para a saúde das pessoas. Hoje, no mundo, cerca de 600 milhões de pessoas são obesas e 2 bilhões estão acima do peso. Números que elevaram o alerta para as doenças causadas pela obesidade e a necessidade da sua prevenção.
A questão do excesso de peso está longe de ser apenas estética: há um aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Por ser um problema crônico, a condição de saúde de pessoas obesas exige acompanhamento e cuidados especiais.
Um dos caminhos é a prevenção. Existem estratégias eficazes para evitar que a obesidade se torne um problema sério de saúde e elas começam através da adoção de alguns hábitos simples e rotineiros. Veja só!
Apesar de ser fonte de proteínas e vitaminas, os produtos de origem animal podem oferecer risco quando consumidos em excesso, sobrecarregando os rins, fígado e gerando risco de doenças cardíacas. Essa última condição é pior quando o consumo acima do necessário é de carnes vermelhas, pois estas possuem grandes quantidades de gordura, o que pode levar ao entupimento de veias e artérias.
Os alimentos processados de origem animal apresentam um risco ainda maior. A industrialização desses produtos utiliza grande quantidade de corantes, sódio e outras substâncias nocivas à saúde das pessoas. Por isso, cuidado na hora de consumir estes produtos e busque o equilíbrio na alimentação através do consumo de vegetais, ricos em vitaminas, antioxidantes e bem menos calóricos.
Um dos grandes vilões da saúde e da prevenção à obesidade é o sal. Quando consumido em excesso pode contribuir para a retenção de líquidos e ao perigoso aumento da pressão arterial. Não que o sal seja proibido, porém o seu consumo deve ser controlado e nunca em excesso.
O sal oriundo dos alimentos salgados demais pode ser ainda mais prejudicial quando combinado à gordura e açúcar. Os dois nutrientes acumulados nos tecidos e nas artérias podem provocar doenças cardiovasculares, além da própria obesidade. Isso acontece principalmente quando a condição da pessoa é ligada ao sedentarismo, pois os carboidratos não convertidos em energia são armazenados no organismo em forma de gordura.
Um dos principais aliados da prevenção à obesidade é a prática regular de exercícios físicos. Esse tipo de atividade gera diversos fatores positivos na saúde das pessoas, desde o lado físico ao mental, mas principalmente ajuda na perda de calorias e no ganho de massa muscular.
E para adotar uma vida mais saudável você não precisa ser um atleta, porém é necessário manter uma regularidade. O recomendado é praticar exercícios físicos, como caminhada, corrida, natação ou musculação, entre 3 e 5 vezes por semana. Além disso, alguns suplementos podem ajudar você a ter mais desempenho na hora de perder os quilinhos a mais.
É o caso dos termogênicos, que auxiliam a queima de gordura quando combinados com exercícios físicos. O suplemento da Puris é feito à base de aminoácidos, vitaminas e minerais e conta com uma fórmula inovadora que proporciona mais benefícios para quem pratica uma atividade física, aumentando a massa magra e diminuindo a massa gorda.
Gostou desse conteúdo? Agora é a hora de fazer a sua parte na prevenção da obesidade. Busque uma vida saudável, balanceada, sem privar dos prazeres da vida. Equilíbrio é a chave de uma vida plena e cheia de disposição.